quarta-feira, 16 de abril de 2008

Mitos e Verdades sobre a Caspa

Tire esse peso dos ombros!

Identificada por pequenas partículas brancas, visíveis através do cabelo ou camadas sobre a roupa, a caspa resulta de uma aceleração anormal do processo de renovação das células do couro cabeludo, motivada por um fungo, Malassezia, produzido no organismo humano e que existe naturalmente na pele de todos nós.

As células que, num processo normal, tem 28 dias de maturação, desenvolvem-se em três camada exterior num curto período que pode ir até 7 dias. Por isso se completarem o seu processo normal de maturação, e sem tempo suficiente para secar, as células agrupam-se e desprendem-se em finas películas visíveis "a Caspa".

A caspa é um problema muito habitual, que afecta igualmente homens e mulheres e surge com a puberdade, entre os 16-17 anos. é muito raro ver casos de caspa em crianças, assim como em pessoas com idade superior a 65 anos. De acordo com estudos recentes, cerca de 75% da população portuguesa adulta afirma já ter sofrido de caspa em alguma fase da sua vida.

A caspa é uma doença que não é contagiosa, é apenas um problema cosmético que influi negativamente no aspecto estilístico de uma pessoa, mas que pode ser facilmente solucionado com um shampoo anti-caspa adequado.

É importante certificarmos-nos de que se trata efectivamente de caspa e de qualquer outro problema dermatológico relacionado com o couro cabeludo. Se o couro cabeludo se apresentar vermelho, inflamado, com humidade ou feridas, trata-se certamente de um problema mais grave e precisará ser consultado com um dermatologista.

Quais as causas da caspa?

A presença de um elevado número de colunas de Malassezia, em conjunto com um excesso de secreção seca, constituem a condição primordial para o aparecimento da caspa. Entre os factores que desencadeiam o processo contam-se a pré-disposição genética, stress, factores hormonais, dieteticos ou do meio ambiente.

Embora para isso exista uma explicação cientifica, a experiência parece demonstrar que a caspa e algumas outras coisas do couro cabeludo, como a dermatose seborreica, sendo com maior frequência em determinadas estações do ano, especialmente as secas, existindo no entanto qualquer relação com o país no qual se vive.


Nenhum comentário: