De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em 2008 chegam 120.570 casos notificados de dengue no país. No Rio de Janeiro, onde a epidemia faz mais vítimas, houve um aumento de 211% de casos comparado ao mesmo período no ano passado. No entanto, algumas dicas ajudam na prevenção à dengue. O repelente é mesmo o inimigo número um da doença. Mas será que todo repelente tem o mesmo efeito? Confira as dicas de Bernardo Gaya, especialista em Infectologia e Dermatologia.
- Não é preciso passar repelente em áreas que estejam cobertas por roupas
- Nem sempre os produtos mais baratos ou com um perfume melhor são os mais eficazes
- O repelente não deve ser agradável para a pessoa usar. Ele deve ser desagradável para o inseto e a ação repelente deve ser o principal fator.
- O uso excessivo de repelente pode causar enjôo e dor de cabeça.
Por sua vez, a nutricionista Gabriela Chaves estuda o benefício dos alimentos na saúde. Dessas pesquisas surgiu o suco funcional, feito com inhame, maçã e limão. Segundo as pesquisas da nutricionista, é mais uma arma contra a dengue. Siga a receita:
- 1 maçã vermelha
- 1 limão
- Meio inhame pequeno
- Açúcar ou adoçante a gosto
Modo de preparo: Se feito na centrífuga, basta descascar o limão e o inhame e colocar todos os ingredientes de uma vez. Se preferir o liquidificador, corte o limão, com casca, em quatro fatias e bata. Depois, coloque o líquido e ponha de volta no liquidificador. O próximo passo é colocar a maçã cortada com casca e o inhame junto a este líquido. Bata tudo, passe novamente no coador e está pronto.
quinta-feira, 10 de abril de 2008
Armas contra a dengue
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário