segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Saiba como lidar com a amizade que virou amor

Para a psicóloga e terapeuta de casais, Margareth dos Reis, um relacionamento amoroso que começa com a amizade pode sim dar certo. "O casal já tem afinidades e confiança", explica. E para que isso se transforme em um romance, segundo Margareth, faltam apenas o interesse sexual e a vontade de ter projetos a dois.

E justamente a vida sexual pode ser um pouco diferente nos parceiros que surgem entre amigos. "Os casais que se formam por grande afinidade têm características maravilhosas, mas a paixão não vai estar em primeiro lugar", afirma a terapeuta de casais Claudya de Toledo.

Segundo Claudya, isso não é um fator ruim para o relacionamento, simplesmente não se encaixa no padrão nacional. "O casal tem que entender isso, ser flexível e se desconectar da necessidade de seguir o padrão sexual brasileiro que prega o tesão a mil", explica Claudya.

Outro cuidado que se deve ter, segundo Margareth dos Reis, é não misturar o que você sabia do outro durante o relacionamento de amizade com a situação atual. "Não dá para trazer tudo da época da amizade. Pois os amigos normalmente confidenciam casos antigos e essas coisas podem se tornar ameaças para a relação atual", diz.

"Para o homem é essencial ter confiança na mulher. Se ele souber que ela já traiu um ex-namorado dificilmente a relação dará certo. Talvez seja melhor nem tentar", afirma Claudya Toledo.

Portanto, o melhor mesmo é prestar atenção antes de dizer sobre o seu passado a um amigo. "As mulheres tem que entender que só podem revelar suas intimidades para pouquíssimas pessoas, um confidente, de preferência outra mulher", aconselha Claudya. [Leia+]

Nenhum comentário: